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DUCATI APRESENTA DRE NO BRASIL; CONHEÇA CURSOS E AGENDA

Programa, criado em 2003, já atendeu mais de dez mil motociclistas e chega ao país em duas modalidades; saiba como foi primeira amostra do curso de pilotagem

Na última sexta-feira (14), a Ducati apresentou no Brasil o DRE (Ducati Riding Experience), programa de aperfeiçoamento e experiência de pilotagem oficial da fabricante. Criado em 2003, o programa

já teve mais de dez mil alunos mundo afora e chega agora ao país.

A imprensa especializada, entre elas o MOTO.com.br, foi convidada a ir até o Haras Tuiuti, pista localizada no interior do estado de São Paulo, para ter o primeiro contato com a plataforma de experiência da Ducati.

No dia da apresentação, Leandro Mello - jornalista, piloto e instrutor de pilotagem homologado pela fabricante de Borgo Panigale - deu detalhes sobre o curso e explicou que serão duas as modalidades do DRE.

O DRE Safety – demonstrado no dia da apresentação – consiste em oferecer aos alunos técnicas de pilotagem com foco na segurança. A reportagem participou dos exercícios, que abordam tópicos como equilíbrio, postura de pilotagem, frenagem e slalom, entre outras técnicas. Nesta modalidade, a Ducati disponibiliza aos alunos as motos da família Monster, Multistrada e a recém-lançada Supersport S.

Além de Mello, toda a equipe de instrutores é homologada pela matriz da Ducati. A cada exercício – os participantes do dia foram divididos em pequenos grupos e cada grupo tinha um instrutor – recebiam orientações para aperfeiçoar a técnica e corrigir eventuais erros.

O objetivo do DRE Safety, segundo a fabricante, é desenvolver motociclistas para que eles se sintam à vontade nas mais variadas situações durante a pilotagem, simulando cenários semelhantes aos que podem ser vividos nas ruas e rodovias no dia a dia.

Já o DRE Racetrack é voltado para alta performance em pista. Com as motos da família Panigale (959 e 1299), o curso tem como foco aumentar o desempenho do motociclista, seja na aceleração, seja no estilo de pilotagem.

Assim como no DRE Safety, os participantes são divididos em grupos e monitorados pelos instrutores. A cada sessão, os pilotos são orientados pelos instrutores na correção de técnicas – com o auxílio de imagens de vídeo para análise, o que segundo a fabricante facilitará a evolução dos alunos.

A agenda de 2019 do DRE, seja na modalidade Safety ou na Racetrack, já está definida. Na Safety, o local será sempre o Haras Tuiuti. Já para a Racetrack, a Ducati passará por outros estados brasileiros no próximo ano. A comercialização dos cursos será feita pelo site dreducati.com.br e pelas concessionárias da marca. Confira a agenda do DRE para 2019:

DRE SAFETY
Data: 24/março/2019
Local: Haras Tuiuti/ Tuiuti (SP)

Data: 25/maio/2019
Local: Haras Tuiuti/ Tuiuti (SP)

Data: 28/setembro/2019
Local: Haras Tuiuti/ Tuiuti (SP)

DRE RACETRACK
Data: 19/abril/2019
Local: Velo Città 19/04

Data: julho /2019
Local: Curitiba (PR)

Data: agosto /2019
Local: Goiânia (GO)

Data: novembro /2019
Local: São Paulo (nova pista Pirelli)

Confira abaixo os detalhes de cada curso:

DRE SAFETY
Duração Um dia (das 8h às 17h)
Requisitos

Habilitação categoria A
Motocicletas
Monster 797, Monster 1200 S, Multistrada 950, Multistrada 1200 e 1260 e Supersport S
Preço R$ 1.900,00


DRE RACETRACK
Duração Um dia (das 8h às 17h)
Requisitos

Habilitação categoria A
Motocicletas 959 Panigale e 1299 Panigale
Preço R$ 2.900,00

FABRICANTE DE RODAS, ROTOBOX APRESENTA SUPERMOTO SPLICE

Marca eslovena de rodas de fibra de carbono vai além e cria modelo de supermoto baseado nas WR250 e WR450 da Yamaha

A Rotobox é conhecida por fabricar rodas de fibra de carbono para motos, mas agora resolveu ampliar o campo de atuação e lança a supermoto Splice. Para levar o modelo ao mundo, a fabricante criou a divisão Rotobox Moto - seria um sinal de que outros modelos virão?

A Splice é baseada em duas motos da Yamaha, as WR250 e WR450. A Yamaha Austria Racing Team (YART) ajudou a Rotobox Moto na criação da moto, que está equipada com itens de alto padrão, como suspensões Öhlins e freios Brembo.

As rodas, evidentemente, são de fibra de carbono e o peso do modelo em ordem de marcha é de apenas 118 quilos. Por fim, os pneus são Bridgestone slick e a Splice conta com faróis e piscas, indicando que a motocicleta pode rodar nas ruas.

O preço, entretanto, não é dos mais agradáveis: a Rotobox Splice sai por €29.830, praticamente R$ 130 mil na conversão direta.


COM CLÁSSICAS E LENDAS, HONDA ABRE MUSEU DE MOTOS AO PÚBLICO

Honda Fan Club receberá visitas gratuitas aos sábados; modelos como a CB 600F Hornet e a CG 125 de 1976, a primeira fabricada no Brasil, estarão no local

A Honda convidou a imprensa para visitar o CETH (Centro Educacional de Trânsito Honda) nas comemorações de 20 anos do local, que fica em Indaiatuba, no interior do Estado de São Paulo.

O MOTO.com.br esteve no CETH e, além de explorar o local e participar ativamente de exercícios com motos – como passar pela prancha sem cair e testes de frenagem – visitou o Honda Fan Club, museu de motos da marca.

Assim como a reportagem, o público poderá visitar o local todo sábado a partir de 5 de janeiro, quando a Honda abre o museu para visitações pela primeira vez.

O visitante encontrará desde clássicos como a CG 125 de 1976 – a primeira moto da fabricante produzida no Brasil – a CB 400, de 1982, três unidades da CBX 750 (popularmente conhecida como sete-galo) uma CBR 1000RR Fireblade autografada por Marc Márquez, a lenda (e saudosa) CB 600F Hornet e uma NX 350 Sahara de 1991, entre outras.

Ao lado de cada modelo há placas com o nome e uma breve explicação. No total, 58 motos estarão expostas no Honda Fan Club. Além disso, há itens como capacetes, um macacão de Alex Barros e a CRF 450 Rally utilizada por Jean Azevedo no Rally Dakar.

Serviço

Museu Honda Fan Club

Data: todos os sábados
Horário: das 09h às 17h
Endereço: Alameda Comendador Dr. Santoro Mirone, 1460 - Distrito Industrial João Narezzi, Indaiatuba - SP, 13347-300
Informações: (19) 3198-2615
Observações: as visitas são gratuitas e os visitantes serão atendidos por ordem de chegada. Local com acessibilidade

SUZUKI APRESENTA INTRUDER SP 150 NA ÍNDIA

Modelo é uma mistura de estilos e surpreende pelo desenho ousado

A Suzuki apresentou na Índia a nova Intruder SP 150 2019. De cara, o que chama a atenção na moto é o design, uma mistura de estilos: um guidão que se assemelha ao de um scooter e uma carenagem que a deixa com uma cara de cruiser - no site oficial, a Suzuki a descreve como uma "cruiser moderna".

No pacote técnico, freios a disco nas duas rodas com ABS, câmbio de cinco velocidades e suspensão de garfo telescópico na dianteira e monoamortecida na traseira.

O propulsor é um monocilíndrico refrigerado a ar de 154,9 cm³, que gera 14,8 cv a 8 mil giros e torque de 1,42 kgf.m a 6 mil giros. Em relação à versão padrão - o SP é de Special Edition (Edição Especial) - os diferencias são a cor, um preto fosco, e o pequeno encosto para quem vai na garupa.

Por enquanto, a fabricante vai comercializar o modelo na Índia. Você gostaria de ver a Intruder SP 150 no Brasil?

YAMAHA LANÇA NOVA GERAÇÃO DA LANDER E TIRA TÉNÉRÉ 250 DE LINHA

Modelo ganha novo design e ABS na roda dianteira, além de kit Touring como opcional

A Yamaha apresentou a nova geração da Lander 250 e trouxe novidades para a trail. O desenho da moto era praticamente o mesmo desde 2006, ano em que foi lançada. Para a nova geração, a Lander ganhou um novo design e está mais encorpada, com uma porção dianteira inspirada na XT660R. O tanque de combustível ganhou em capacidade, passando de 11 para 13,6 litros.

Pelos lados do propulsor, permanece o monocilíndrico de 249,5 cm³ bicombustível, que desenvolve potência máxima de 20,7cv com gasolina e 20,9cv com etanol, sempre a 8.000 giros. O torque, no entanto, é o mesmo com os dois combustíveis: 2,1 kgf.m a 6.500 giros.

Segundo a Yamaha, apenas o sistema de alimentação foi modificado: a Lander 250 ABS ganhou uma nova injeção eletrônica, com injetor de dez furos. A fabricante diz que a modificação gera uma queima de mais eficiente, trazendo melhores respostas e eficiência no consumo de combustível.O conjunto óptico também foi renovado, com lanterna e farol em LED, mantendo somente os piscas com lâmpadas. O painel, inspirado na Fazer 250, agora conta com indicadores de consumo médio e instantâneo.

O MOTO.com.br foi convidado pela fabricante para pilotar a nova Lander 250 ABS e o que se percebeu é que a motocicleta se manteve ágil e ganhou na frenagem com a adição do ABS na dianteira. Foram mais de 200 quilômetros percorridos entre Campos do Jordão e o interior de Minas Gerais.

Os freios mantiveram as dimensões da geração anterior, disco de 245mm e uma pinça de duplo pistão na frente, e um disco de 203mm e pinça simples na traseira. De acordo com a fabricante, a decisão por ABS apenas na roda dianteira foi baseada nos custos de produção.

Já o chassi todo em aço, de dupla trave superior e berço semi-duplo, foi modificado para receber o tanque maior e um assento em dois níveis. Os pneus são Metzeler Tourance nas medidas 80/90-21 na dianteira e 120/80-18 na traseira - exatamente os mesmos que equipavam a Ténéré 250. Isso mesmo, equipavam, pois a Yamaha vai tirar de linha a Ténéré 250

Quem se sentir órfão com a saída da Ténéré 250 da linha de motos novas poderá adquirir um Kit Touring para a Lander 250 ABS, que contará com acessórios como bagageiro, bauleto de 33 ou 35 litros, além de protetor lateral do motor e para-brisa.

A nova geração da Lander 250 ABS chega às concessionárias da Yamaha na segunda quinzena de janeiro do próximo ano, em três opções de cor: azul (Competition Blue), branco (Sports White) e preto (Black Eclipse). O preço, segundo a fabricante, será divulgado na ocasião da chegada da moto às lojas.

Confira a ficha técnica da nova geração da Lander 250 ABS 2019:

MOTOR Motor SOHC, 2 válvulas, Refrigeração a Ar, 4 Tempos
Cilindrada 249,5
Quantidade de Cilindros 1
Potência Máxima 20,7cv/8.000 rpm (Gasolina) – 20,9cv/8.000 rpm (Etanol)
Torque Máximo 2,1 kgf.m/6.500 rpm (Gasolina) - 2,1 kgf.m/6.500 rpm (Etanol)
Alimentação Injeção Eletrônica
Sistema de Partida Elétrica
Peso a seco 143 kg
Câmbio 5 velocidades
SUSPENSÃO Dianteira Garfo telescópico
Curso da Suspensão Dianteira 220 mm
Traseira Balança traseira tipo Monocross com link
Curso da Suspensão Traseira 204 mm
FREIOS Dianteiro Disco hidráulico de 245 mm
com sistema anti bloqueio (ABS)
Traseiro Disco hidráulico de 203 mm
DIMENSÕES Altura do assento 875 mm
Comprimento total 2150 mm
Largura Total 815 mm
Altura Total 1210 mm
Altura mínima do solo 270 mm
Distância entre eixos 1385 mm
Tanque de Combustível 13,6 L (4,1 L reserva)

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Sobre o Portal da General Osório

O Portal da General Osório foi lançado em 01 de janeiro de 2002, tendo como objetivo principal a divulgação de empresas e produtos comercializados na região da rua General Osório (boca das motos) no centro da cidade de São Paulo, focando-se principalmente em produtos voltados para a área de Motociclismo.