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XT 660R: Uma receita de sucesso há anos

Uma das pioneiras no mercado de motocicletas do Brasil, a Yamaha trouxe no final da década de 1980 a primeira XT 600. Desde sua chegada, o modelo veio conquistando o público e consequentemente sofrendo alterações com o passar do tempo. No ano de 2005 passou por sua maior transformação, com um novo motor de 660 cilindradas, escapamentos duplos e a adoção de injeção eletrônica.

Já conhecida por sua beleza e qualidades, poucas alterações foram feitas no modelo desde 2005. Entretanto, é difícil encontrar algum motociclista que ainda não tenha se encantado por esta moto, que possui um excelente motor de 660cc e uma ciclística acertada, tudo isso associado a um baixo peso, apenas 165 kg sem fluidos.

Estilo que agrada
Desde seu lançamento, a Yamaha pouco alterou a XT 660R, apenas novos grafismos foram trocados para modificar o visual da motocicleta. Isso mudou no fim do ano passado, quando a marca divulgou o lançamento do modelo na cor branca, muito bonito por sinal. Com a sua chegada, a tradicional XT 660R azul deixou de ser comercializada, passando a oferecer apenas as versões preta e branca, uma pena para os fãs do tradicional azul.

Como visto, as modificações recebidas foram apenas na cor e no grafismo. Mesmo assim, o seu estilo agressivo e imponente continua agradando a maioria dos fãs das big trails, visto pelos dados da Associação dos Fabricantes (FENABRAVE). Disparada na frente, o maior número de emplacamentos do período entre janeiro e dezembro de 2012 foi da XT 660R com 2.695 motos registradas, seguida da Honda XL 700 Transalp (2.076), da BMW GS 650 (1.982), da Honda NC 700X (1.115), da DL 650 V-Strom (972) e por último a Kawasaki Versys com 572 motos emplacadas.

Encara tudo
Se você procura uma moto que possui diferentes qualidades e ainda é capaz de ser pilotada em todos os tipos de terreno, essa moto se chama XT 660R. Claro, que guardadas as devidas proporções, pois mesmo tendo um excelente desempenho nos mais variados terrenos, para algumas ocasiões a moto não garante a felicidade plena, mas é certo que você chegará ao seu destino.

Em meio ao trânsito intenso esta moto se destaca por ser extremamente ágil e, podemos andar no meio dos corredores congestionados com facilidade, a única dificuldade está em seu seu guidão largo, que pode bater nos retrovisores dos carros. Apesar de ser alta, é muito fácil de ser pilotada, seu ótimo ângulo de esterço facilita no trânsito em meio aos carros e evita aquelas paradas desnecessários quando todos vão e você fica.

Na estrada a moto também vai muito bem. Mantendo um ritmo de 120 km/h você viaja tranquilamente sem sentir nenhum tipo de cansaço, nem incômodos, sua posição de pilotagem é excelente. No entanto, para quem deseja encarar viagens longas o banco com certeza será um ponto de desconforto, pois é bastante estreito, reto e duro, feito para o piloto andar nos mais variados posicionamentos permitindo uma posição mais esportiva próximo ao tanque durante as curvas.

Todas essas características também fazem do modelo uma ótima companheira quando o asfalto termina. A diversão está garantida em terrenos acidentados, ruas de terra e até mesmo em trilhas mais leves. Equipada com pneus de uso misto aro 17’ na traseira e 21’ na dianteira, a XT 660R necessita de pequenos detalhes para poder encarar uma trilha pesada ou lugares enlameados, por exemplo a adoção de pneus biscoito e uma regulagem na suspensão traseira. No entanto, ela é “pau pra toda obra”!

Coração
De nada adiantaria se o conjunto da XT 660R não possuísse um equilíbrio total com o seu excelente motor, um monocilíndrico de 660cc de refrigeração líquida, que geram 48 cavalos de potência e garante ótimas respostas nas acelerações e retomadas com boa autonomia - andando dentro da cidade o consumo variou entre 17 e 19 km/l, na estrada chegou a atingir os 21km/l. Além disso, seu propulsor tem quase 6 kgm.f de torque, força mais do que o suficiente para enfrentar diferentes obstáculos.

Nas ultrapassagens esta moto te da total segurança, basta acelerar forte e olhar no retrovisor o veículo ultrapassado. No entanto, ela não foi projetada para grandes velocidades. Em pista de teste, seu painel digital registrou a velocidade máxima de 180 km/h, mas andando no limite mesmo. Nesta faixa de velocidade a moto fica pouco estável, tremendo bastante. Para uma viagem tranquila, rodar entre a faixa de 120 km/h é o ideal, mas se houver necessidade, nada impede de bater os 160 km/h.

Poderia ser melhor
Apesar de estar a bastante tempo no mercado e ainda ser uma moto de referência, o modelo que não é renovado desde 2005 poderia receber algumas melhorias como a adoção de um conta-giros e de um marcador de combustível, mesmo possuindo uma luz espia que sinaliza quando a motocicleta entra na reserva. Apesar destes detalhes, o painel é equipado com velocímetro, hodômetro total, hodômetro parcial, relógio e indicador de temperatura do motor.

Outro ponto relevante é o fato da tampa de combustível não ser fixa ao tanque. Sempre que for necessário abastecer, é preciso ficar segurando a tampa em uma das mãos enquanto poderíamos retirar as luvas para pegar a carteira no bolso. Este detalhe poderia nos passar “batido”, se esse item não tivesse em uma XT 250 Ténéré, que desde seu lançamento possui a tampa em conjunto com o tanque de combustível.

Por se tratar de uma moto com grandes atributos e que encara diversos tipos de terreno, a XT 660R é uma das motos mais desejadas pelos motociclistas, mas infelizmente também pelos ladrões. Devido aos altos índices de roubo e furto, o modelo é um dos mais caros quando o assunto é seguro.

Econômica e extremamente versátil, a Yamaha XT 660R também agrada a polícia brasileira, que tem grande parte de sua frota o modelo XT 660R. Com o preço público sugerido de R$ 26.880, o modelo se apresenta como um ótimo custo benefício para aquele motociclista que busca uma moto para toda à prova.

Serviço
Cotação de Seguro (*)
A vista: R$ R$ 5.560,14
Franquia: R$ 2.267,83
Rastreador com seguro: R$ 2.800 (apenas contra roubo e furto)
(*) Perfil médio: Homem, 25 a 35 anos, casado, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, morador de São Paulo e com residência em região razoável (bairro da zona sul ou zona oeste, por exemplo).

O jornalista utilizou no teste Capacete AGV, Jaqueta, Calça e Luva Race Tech e Bota Dainese.

Agradecimentos
Cycle Assessoria e Corretora de Seguros
(11) 3159-0733
www.cycleseguros.com.br

Ficha Técnica
Motor 4 tempos, OHC, refrigeração líquida, 4 válvulas
Quantidade de cilindros 1 cilindro
Cilindrada 660 cc
Diâmetro x curso 100,0 x 84,0 mm
Taxa de compressão 10,0:1
Potência máxima 48 cv a 6.000 rpm
Torque máximo 5,95 kgf.m a 5.250 RPM
Sistema de partida Elétrica
Sistema de lubrificação Cárter seco
Capacidade do óleo do motor 2,90 litro
Capacidade do tanque de combustível (reserva) 15 litros
Alimentação Injeção Eletrônica
Sistema de ignição ECU
Bateria 12 V x 8 Ah, selada
Transmissão primária Engrenagens
Transmissão secundária Corrente
Embreagem Multidisco banhado a óleo
Câmbio 5 velocidades, engrenamento constante
Quadro Diamond
Comprimento total 2.240 mm
Largura total 845 mm
Altura total 1.230 mm
Altura do assento 865 mm
Distância entre eixos 1.505 mm
Altura mínima do solo 210 mm
Peso seco 165 Kg
Pneu dianteiro 90/90-21 M/C 54 S
Pneu traseiro 130/80-17 M/C 65 S
Freio dianteiro Disco tipo flutuante de 298 mm de diâmetro, acionamento hidráulico.
Freio traseiro Disco de 245 mm de diâmetro, acionamento hidráulico.
Suspensão dianteira Garfo telescópico, mola e óleo
Suspensão traseira Braço oscilante, monocross
Curso da suspensão dianteira 225 mm
Curso da suspensão traseira 200 mm
Cores Branco e preta

Fotos: Leandro Lodo

(Fonte: Paulo Souza Equipe MOTO.com.br) - 03/02/2013
Husqvarna "traz na mala" a naked Nuda 900 para o Brasil

Em 2012, a BMW Motorrad conquistou um grande recorde. No último ano, a marca alemã entregou aos seus clientes em todo o mundo 106.358 motocicletas, estabelecendo assim o maior recorde de vendas de todos os tempos.

Outra grande conquista da marca alemã se deve as motocicletas Husqvarna, marca de origem sueca controlada pela BMW Motorrad. De janeiro a dezembro de 2012, a motos Husqvarna tiveram um aumento correspondente a 15,7% e, em 2013 a marca que já confirmou a sua chegada oficial no Brasil (que nós já noticiamos aqui) com os dois modelos de enduro TE 310 e TE 477, anunciou oficialmente que trará as duas versões (Standard e “R”) da naked Nuda 900.

Com previsão de chegada para o segundo semestre deste ano, entre agosto e setembro, as versões da Nuda 900 serão montadas via regime CKD na fábrica da Dafra, em Manaus (AM), como já ocorre com quatro modelos da BMW: F 800 GS, F 800R, G 650 GS e G 650 GS Sertão.

Já, a operação comercial com a importação dos modelos esportivos de enduro TE 477 e TE 310R tem previsão de início para abril. Até o momento, a marca sueca ainda não divulgou o preço público sugerido dos modelos que serão comercializados no Brasil.

Fotos: Divulgação

(Fonte: Equipe MOTO.com.br) - 27/01/2013
BMW HP4 chega ao Brasil em fevereiro

Em 2009 a BMW lançou a superesportiva S 1000 RR, com muita potência e tecnologia, o modelo rapidamente se tornou a referência no segmento. Recentemente, no segundo semestre de 2011, uma nova versão do modelo foi lançada, a BMW HP4, que em fevereiro se juntará ao time de motocicletas da marca alemã comercializadas no Brasil.

Essa nova superesportiva, derivada da linha HP - abreviação de “High Performance” ou alto desempenho em português – iniciou em 2005 com três modelos: HP2 Enduro, HP2 Megamoto e HP2 Sport. Porém, a HP4, como o próprio nome diz, é a única a ter quatro cilindros, embora seus diferenciais estejam muito além dos quatro “canecos”.

Ainda mais leve

A BMW HP4 está ainda mais leve que a versão tradicional. A BMW S 1000 RR tem 178 kg de peso seco, enquanto a nova versão possui apenas 169 kg de peso também sem fluídos, ou seja, nove quilos mais leve. Para conseguir atingir esse peso, os engenheiros da BMW optaram por utilizar diversas peças em fibra de carbono, como a mesa, que traz a inscrição HP4 e alguns itens da carenagem.

Reduzir o peso de uma motocicleta superesportiva é o mesmo que “tirar leite de pedra”, mas para conseguir os nove quilos a menos, a versão HP4 ainda recebeu um novo sistema de exaustão. Produzido em titânio, o sistema de escapamento Akrapovic contribuiu com uma redução de 4,5 kg, além de alterar a curva de torque e favorecer as médias rotações.

Diferenciais

Mais leve, a HP4 possui além dos itens já presentes na S 1000 RR, como controle de tração, controle de inclinação, módulo de pilotagem em quatro níveis (Rain, Sport, Race e Slick), quick shift (assistente para trocas rápidas de marcha), a nova versão também possui um Race ABS. O item de segurança já equipava a versão tradicional, mas agora foi aperfeiçoado e está ainda mais eficiente, assim como o controle de tração.

Outra novidade é o Dynamic Damping Control (DDC), um sistema de amortecedor eletrônico. A novidade é um item inédito em motocicletas de série, trata-se de um sistema totalmente inovador que verifica o pavimento e se ajusta automaticamente as condições da pista, o que favorece a pilotagem dentro ou fora de um autódromo.

O motor dessa verdadeira máquina das pistas, mantém a mesma receita utilizada na S 1000 RR: um quatro cilindros em linha de 999 cm3, refrigerado a líquido, com 193 cavalos de potência máxima a 13.000 rpm e 11,45 kgf.m de torque máximo a 9.750 rpm. Entretanto, o motor da HP4 tem mais “força” entre as faixas de 6.000 a 9.750 rpm. Além disso, não há redução de potência entre os modos Rain, Sport, Race e Slick, porém a entrega de potência é diferente em cada um deles.

Ainda Melhor

Se não bastasse todos esses diferenciais da versão HP4, a BMW ainda disponibiliza alguns acessórios para deixá-la ainda mais Racing, chamada de HP4 competition. Trata-se de um pacote de competição que conta com mais peças em carbono, pedaleiras e manetes especiais, rodas em alumínio com acabamento em azul metálico e adesivos diferenciados.

A BMW HP4 desembarca no país em meados de fevereiro, quando passará a ser comercializada. Entretanto, se o preço da S 1000 RR já era “salgado”, o preço da HP4 é uma salmoura. A versão de entrada da HP4 terá o preço público sugerido de R$ 85.600, já a versão Competition vai custar R$ 98.900. Mesmo assim, se a versão HP4 fizer o mesmo sucesso da S 1000 RR, vai ter fila de espera de compradores esperando por uma destas.

Fotos: Divulgação


(Fonte: Equipe MOTO.com.br) - 27/01/2013
Honda lança a pequena notável MSX 125

Fabricada na Tailândia, o novo lançamento da Honda tem “cara” de moto grande e um visual bem agressivo, mas seria difícil adivinhar a cilindrada se não fosse o seu nome. Denominada MSX 125, seu nome é uma combinação entre as palavras Mini Street Xtreme e a sua cilindrada, o que resultou em uma motocicleta compacta, radical e moderna.

A pequena tailandesa trás motor monocilindro de 124,9 cc, quatro marchas, duas válvulas, com injeção eletrônica de combustível, capaz de desenvolver aproximadamente 10 cavalos de potência máxima a 7.000 rpm com um torque de 1,11 kgfm a 5.500 rpm. Além disso, o modelo ainda traz freios a disco na dianteira e na traseira e painel de intrumentos em LCD.

Segundo a marca, o modelo relembra o conceito Monkey das motocicletas compactas de 1963. Visto pelas suas dimensões - 1.760 mm de comprimento, 755 mm de largura e 1.010 mm de altura, rodas (apenas 12 polegadas) e seu peso extremamente baixo (somente 101,7 kg), podemos notar que realmente trata-se de uma moto compacta.

Com suspensão dianteira invertida, a Honda MSX 125 também serve como uma motocicleta prática e durável para os mercados onde as vias são esburacadas. Devido ao seu baixo tamanho, a moto com certeza também vai agradar ao público feminino, que não terá dificuldades em pilotar essa pequena notável.

Com objetivo de alcançar o público jovem, a MSX 125 será comercializada nas cores amarela, preta, vermelha e branca. Ainda sem preço definido, o modelo estará disponível para o mercado europeu no primeiro semestre de 2013 e, até o momento, não há indícios da possibilidade do modelo chegar em terras brasileiras.

Fotos: Divulgação

(Fonte: Equipe MOTO.com.br) - 20/01/2013
Conheça a naked Cagiva Cyclops 250

Parece que está cada vez mais forte a tendência do resgate de marcas e motocicletas clássicas, mas com mecânica e desenhos atualizados, sobretudo quando se pensa nos mercados emergentes, especialmente para países da Ásia, como China e Índia. Veja o caso recentíssimo da Honda MSX 125.

Atentas a toda essa movimentação, as escolas de design também resolveram dar a sua contribuição. Um estudante da universidade de Turim, na Itália, apresentou como trabalho acadêmico um projeto visual para a Cagiva Cyclops 250, uma naked para reviver a lendária marca italiana.

De acordo com sua proposta conceitual a Cagiva Cyclops 250 seria equipada com motor bicilíndrico de 249cc, câmbio de seis marchas, freios a disco e suspensão traseira monoamortecida. Agora é esperar para ver se o projeto sai do papel e um dia ganha as ruas.

Fotos: Divulgação

(Fonte: Equipe MOTO.com.br) - 20/01/2013
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Sobre o Portal da General Osório

O Portal da General Osório foi lançado em 01 de janeiro de 2002, tendo como objetivo principal a divulgação de empresas e produtos comercializados na região da rua General Osório (boca das motos) no centro da cidade de São Paulo, focando-se principalmente em produtos voltados para a área de Motociclismo.