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Entenda como funciona um Track Day

O aluguel de um autódromo pode custar valores superiores a R$ 20.000, ou seja, inacessível para que você reúna seus amigos e vá para a pista em um fim de semana, por exemplo. Porém, existem algumas empresas especializadas que reúnem estes motociclistas para tornar viável esse dia de diversão, que já é bem difundido e conhecido como Track Day (um dia na pista, em português).

Track Day

O Track Day é indicado para todos os tipos de pilotos, sejam eles amadores, iniciantes ou mesmo profissionais. Não há restrição de idade e nem mesmo do tipo de motocicleta, todos que desejarem pilotar em uma pista poderá ter o sonho realizado durante o dia.

As sessões são divididas por níveis: iniciantes, intermediários e avançados, baseado na capacitação e velocidade de cada participante. Durante o dia são várias sessões em geral com 20 minutos de duração cada uma delas, com intervalos entre elas para que você possa descansar se preparar para a sessão seguinte de pista.

“O objetivo do Track Day é prover aos nossos ex-alunos a oportunidade de colocarem em prática as técnicas que foram abordadas nos cursos, é uma atividade prática”, diz Wander Calabres, instrutor do Motoschool.

Sobre a MotoSchool

O sonho de pilotar uma moto de grande porte esta na vida de muitas pessoas, mas para isso é necessário conhecimento e técnicas sobre pilotagem. Pensando nestas pessoas que estão iniciando ou migrando para modelos de maior porte, a Motoschool oferece diversos tipos de cursos de pilotagem para diferentes categorias de motocicletas.

Há mais de sete anos no mercado brasileiro, a Motoschool é uma escola de pilotagem que oferece cursos para pilotos iniciantes, intermediários ou avançados, independente do tipo ou categoria da moto, seja ela esportiva, custom, turismo, big trail, scooter, entre outras. Para colocar na prática as técnicas aprendidas pelos alunos, a escola oferece também o Track Day, um dia na pista para pratica.

Para saber mais sobre a MotoSchool e conhecer a data dos próximos cursos acesse: www.motoschool.com.br ou pelo telefone: (11) 5524-5684

Fotos: Leandro Lodo



(Fonte: Equipe MOTO.com.br) - 30/12/2012
Kreater apresenta moto customizada com vídeo sensual

A customizadora de motos canadense Kreater Custom Motorcycles é conhecida por barbarizar os principais eventos de duas rodas pela America do Norte com seus projetos radicais e também por usar argumentos, digamos, muito persuasivos para vender as suas motocicletas.

Para divulgar um de seus mais recentes trabalhos, a supermoto chamada apenas de 18, equipada com motor de V “Twin” de Harley, quadro de alumínio, freios Brembo e HHI, pneus Avon, entre outros itens, a customizadora preparou um vídeo de apresentação com a participação da supermodelo Kristie Taylor que certamente agradou, e muito, o comprador da moto.

(Fonte: Equipe MOTO.com.br) - 22/12/2012
Honda VFR 1200X Crosstourer chega com preço de R$ 79.900

A Honda VFR 1200X Crosstourer chega ao mercado nacional pelo preço sugerido de R$ 79.900. Representante da categoria “Big On Off Touring”, o modelo chega às concessionárias da marca no país como novo modelo importado e com grandes atributos para atrair os motociclistas que buscam uma moto para uso misto ou trajetos de longa distância com boas respostas de desempenho, conforto e segurança.

A VFR 1200X Crosstourer vem equipada com motor V4 de 1.236,7 cm³ potência de 129,2 cv a 7.750 rpm, e torque de 12,8 kgf.m a 6.500 rpm, além do diferencial do sistema de transmissão eletrônica de dupla embreagem (DCT – Dual Clutch Transmission), oferecendo opção de controle manual ou totalmente automático.

A motocicleta também é equipada com o sistema de controle de tração TCS que juntamente com os freios C-ABS permite uma pilotagem com maior nível de segurança em qualquer terreno.

A VFR 1200X Crosstourer entra para o line-up dos modelos das revendas Honda Dream, que abrangem motocicletas acima de 450cc. Disponível nas cores branca perolizada e vermelha metálica, na versão DCT. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.

(Fonte: Equipe MOTO.com.br) - 22/12/2012
Honda NX 400i Falcon: Perfeita para o dia-a-dia

A Honda NX4 Falcon, sucesso da categoria on/off road da marca, parou de ser produzida no fim de 2008, de lá prá cá nenhuma motocicleta conseguiu cobrir o “buraco” que ficou entre as motos de pequeno porte (250/300 cc) e as motos de médio porte (600 cc) com apelo de uso misto.

Porém, desde agosto de 2012, baseado em sua antecessora, a Honda aprimorou a receita passando a produzir a NX 400i Falcon. O modelo recebeu atualizações que a deixaram em acordo com as normas ambientais (emissão de poluente), como o sistema de injeção eletrônica PGM-FI. Além disto, apesar de relembrar muito a sua antecessora, o modelo ganhou um novo design, que a deixou ainda mais atraente.

Dia-a-dia

Andando com a Falcon no dia-a-dia dos grandes centros urbanos o deslocamento fica muito prazeroso, principalmente devido ao seu eficiente conjunto de suspensão, que deixa os defeitos do asfalto quase imperceptíveis. Na dianteira, o curso da suspensão é de 215mm, enquanto na traseira é de 180mm monoamortecida, ambas bastante longas. Realmente é dentro da cidaade que a nova Falcon mostra seu potencial, tanto pelo seu excelente motor, quanto por sua praticidade nas manobras em meio aos outros veículos.

Como a receita da antiga Falcon 400 foi aprimorada, o novo modelo recebeu algumas modificações em seu motor que a deixaram em acordo com as normas ambientais (emissão de poluente), como o sistema de injeção eletrônica PGM-FI. Além disso, a Honda NX 400i Falcon também possui um novo conjunto de escapamento, porém a moto ficou um pouco mais "amarrada" em relação a sua antecessora. No entanto, quando pegamos a estrada, isso não faz diferença.

Sua posição de pilotagem é bastante confortável, tanto para o piloto como também para o garupa. A altura do assento está na medida ideal, a 850mm do solo, e pode ser facilmente guiada por pessoas de baixa estatura. Além disso o seu imponente porte impõe respeito em meio ao trânsito das grandes cidades, chamando bastante atenção de quem passa.

Mudanças

A maioria dos atributos da NX Falcon 400i se remetem a sua antecessora. Quase todos os itens do novo modelo foram mantidos, e os que tiveram alterações causaram críticas pelos consumidores, a exemplo da potência do motor que perdeu cerca de 2 cavalos e 0,24 kgf.m de torque. Outro fator que mudou foi o conjunto de suspensões, agora com um curso um pouco menor, passou de 220mm para 215 mm na dianteira e de 195mm para 180mm na traseira.

A falta de alguns itens como lampejador de farol alto, regulagem de freio no manete e principalmente a opção de freios ABS, que esta presente até nos modelos das 300 cilindradas da Honda também são alvos de crítica, além dos seu preço público sugerido de R$ 18.900.

Apesar de se parecer muito visualmente com a antiga Falcon, a NX 400i recebeu alguns itens que a deixaram mais moderna. Destaque para o seu painel digital e as modificações em seu conjunto de carenagens - aletas laterais, capa do farol e traseira - Além do suporte para top case e novos grafismos.

Desfecho

A maioria das fabricantes de motocicletas não possuem uma versão intermediária de cilindrada dentro da categoria on/off road. Segundo a Fenabrave (federação das concessionárias) só nos últimos dois meses (Outubro a Novembro) foram emplacadas 582 motocicletas Honda NX 400i Falcon, um número bastante longe para a meta estabelecida pela marca de vender 11.000 motocicletas do modelo por ano.

Apesar da falta de concorrência na categoria, o modelo ainda não recuperou o sucesso da antiga Falcon, entretanto, a Honda NX 400i Falcon é uma moto extremamente versátil, muito agradável para o dia-a-dia e com potencial de sobra para pequenas viagens. Seu ponto negativo fica mesmo com o preço público sugerido de R$ 18.900, que é ainda, muitas vezes, bem diferente do preço praticado, podendo chegar a R$ 21.000 com o frete incluso.

O jornalista usou nos testes capacete LS2,calça, jaqueta e luvas Alpinestars.


Ficha Técnica
Motor 397,2cc, OHC, RFVC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar
Potência máxima 28,7 cv a 6.500 rpm
Torque máximo 3,27 kgf.m a 6.000 rpm
Diâmetro x curso 85,0 x 70,0 mm
Alimentação Injeção eletrônica de combustível PGM-FI
Relação de compressão 8,8 : 1
Sistema de lubrificação Forçada, por bomba trocoidal
Sistema de ignição Eletrônica
Bateria 12V – 6 Ah
Farol (alto/baixo) 60/55 W
Sistema de partida Elétrica
Capacidade do tanque 15,3 litros (5,3 litros de reserva)
Óleo do motor 2,2 litros (1,7 litro para troca)
Transmissão 5 velocidades
Embreagem Multidisco em banho de óleo
Suspensão dianteira Garfo telescópico com 215 mm de curso
Suspensão traseira Mono-amortecido Pro-Link com 180 mm de curso
Freio dianteiro Disco simples de 256 mm de diâmetro e cáliper de duplo pistão
Freio traseiro Disco simples de 220 mm de diâmetro e cáliper de pistão simples
Pneu dianteiro 90/90 – 21M/C (54S)
Pneu traseiro 120/90 – 17M/C (64S)
Chassi Berço semiduplo
Altura do assento 850 mm
Altura mínima do solo 242 mm
Dimensões (C x L x A) 2.157 x 789 x 1.222 mm
Entre-eixos 1.434 mm
Peso seco 157 kg

Fotos: Leandro Lodo

Yamaha TT-R 230: Parceira ideal para o final de semana

A Yamaha foi uma das pioneiras em motos off road no Brasil, foram diversos modelos considerados on-off road que se espalharam por todo o país desde a década de 1970. Durante a 9ª edição do Salão Duas Rodas foi apresentada a primeira versão nacional voltada especialmente para o uso fora de estrada, a TT-R 230.

Com um visual inspirado na linha YZ, a TT-R 230 é uma boa opção para quem tem pouca noção de pilotagem off-road. Andamos com a motocicleta em trilhas e também em circuito fechado e o resultado de nossa avaliação você confere abaixo.

Na Trilha
Indicada para o uso fora de estrada, a TT-R 230 é uma ótima companheira para quem busca o lazer do off road. Não confunda lazer com competição. Peguei algumas trilhas abertas e outras mais fechadas com alguns obstáculos, ela se saiu muito bem. No entanto, é preciso muito mais para utilizá-la em competições, principalmente no que diz respeito à potência do motor.

Durante o teste, a TT-R 230 se mostrou muito valente e guerreira com seu pequeno motor de 223 cilindradas. Para realizar trilhas e passeios é uma ótima moto. Encara com tranquilidade trechos mais travados e alguns paredões. Já na questão de velocidade, este não é o modelo mais potente. Quando aceleramos pra valer, o giro de seu motor sobe rapidamente, o que nos faz trocar de marcha constantemente, atingindo então a sua potência máxima, que não é divulgada pela Yamaha.

Na pista
Tivemos a oportunidade de levar a TT-R 230 para andar na pista montada para o Red Bull Cross Choice. O traçado possuía obstáculos de Trial, enduro e também de motocross. Pudemos testar com bastante precisão a moto em todas as circunstâncias.

No geral a TT-R 230 se saiu bem. Nas partes de enduro, curvas e trechos de trilhas ela foi bastante guerreira e garantiu a diversão. No entanto, nos trechos de saltos de motocross, onde não era a sua praia, podemos notar a dificuldade do conjunto para encarar os obstáculos.

A suspensão dianteira com garfo telescópico de 240mm é positiva para sua proposta, mas quando utilizada em alguns saltos podemos notar que não é propriamente adaptada para isso. A traseira monoamortecida com link de 220 mm também não agradou nesses trechos. No entanto, quando utilizada em trechos de enduro se mostrou suficiente para garantir uma boa tocada.

O seu câmbio com seis velocidades poderia ser um pouco mais preciso, quando acelerei a moto na pista, senti que falta um pouco de praticidade para engrenarmos as marchas sem deixar o giro do motor baixar. Entretanto, o seu conjunto de freios composto por um disco simples de 220 mm na dianteira e tambor de 130mm na traseira agradou, foram muito eficientes e preciso no circuito.

Conclusão
Gerada para prática do esporte e lazer no uso off road, a TT-R 230 se mostrou uma ótima companheira para os iniciantes e para quem busca diversão fora de estrada. Para o conforto ela conta ainda com partida elétrica e um acento baixo, que facilita a pilotagem das pessoas com menos experiência. Com o preço sugerido de R$ 11.120 é mais uma opção divertida no mercado das motocicletas off road.

Ficha técnica
Motor 4 tempos, OHC, refrigerado a ar , 2 válvulas
Cilindrada 223 cc
Câmbio 6 velocidades, engrenamento constante
Quadro Semi-berço duplo
Suspensão dianteira Garfo telescópico
Suspensão traseira Monoamortecida com link
Curso da suspensão dianteira 240 mm
Curso da suspensão traseira 220 mm
Comprimento total 2.065 mm
Largura total 800 mm
Altura total 1.180 mm
Altura do assento 870 mm
Distância entre eixos 1.385 mm
Diâmetro x curso 70,0 x 58,0 mm
Taxa de compressão 9,5:1
Sistema de partida Elétrica
Sistema de lubrificação Cárter úmido
Capacidade do tanque de combustível 8 litros
Sistema de ignição CDI
Embreagem Multidisco banhado a óleo
Pneu dianteiro 80/100 21 NHS
Pneu traseiro 100/100 18 NHS
Freio dianteiro Disco de 220mm
Freio traseiro Tambor de 130 mm
Peso seco 107 Kg
Cores Azul

Fotos: Roberto Brandão Filho/Tiago Muller



(Fonte: Equipe MOTO.com.br Paulo Souza) - 16/12/2012
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