Grupo RL

Notícias na General Osório

Listando: 991 à 995 de 1399
Moto Guzzi completa 90 anos

Entre 16 e 18 de setembro acontece a sexta “Giornate Mondiali Guzzi” (traduzindo, Jornada Mundial Guzzi), em comemoração ao aniversário de 90 anos de uma das marcas italianas de motocicletas mais tradicionais do mundo. Nestes três dias de festas, os “guzzistas” participarão de inúmeras atividades como, por exemplo, shows musicais, visitação à linha de produção, exposição de modelos clássicos e test-ride.

Além disso, a Moto Guzzi promete ainda lançar um novo modelo desenvolvido e criado na fábrica em Mandello del Lario, local do evento, que fica na região Noroeste da Itália. Segundo a marca, a nova moto entrará para a história do motociclismo mundial, já que será equipada com o que há de mais moderno em termos de tecnologia embarcada.

É dessa forma, dando novos rumos para sua trajetória de sucesso que a Moto Guzzi, que desde dezembro de 2004 pertence ao Grupo Piaggio, se prepara para o futuro. Mas sem deixar de lado seu passado de glórias, principalmente as vitórias nas pistas, e os motores de dois cilindros em “V” posicionados transversalmente, com os cabeçotes à mostra, uma espécie de assinatura em metal das motos feitas em Mandello del Lario.

Fundada em 15 de março de 1921, a “Società Anonima Moto Guzzi” (Ou seja, Moto Guzzi Sociedade Anônima), além de atuar em outras atividades industriais, tinha como objetivo iniciar a produção e a venda de motocicletas. A sede administrativa ficava em Genova e a produção em Mandello Tonzanico. Anos mais tarde a fábrica foi instalada em Mandello del Lario, pequena comunidade próximo ao Lago de Como.

Nesses primeiros passos se destacam a ousadia e o arrojo de Emanuele Vittorio Parodi e seu filho Giorgio, além de Carlo Guzzi. Para homenagear o amigo e piloto Brescia Giovanni Ravelli, da Força Aérea Real, que morreu durante um vôo-teste, os sócios fundadores resolveram usar como símbolo da nova marca de motocicletas uma águia com asas abertas. Assim nasceu o primeiro logotipo da Guzzi. O pássaro permanece até hoje, como fosse um símbolo de liberdade.

Inovações e conquistas
Hoje, a história da Moto Guzzi se funde com a da pacata Mandello del Lario. A fábrica faz parte da vida social e cultural daqueles italianos da região da Lombardia da “Vecchia Botta”. Desde o início das operações, a Moto Guzzi sempre marcou presença na história da motocicleta. Depois de alguns protótipos, a Moto Guzzi passou a produzir a econômica Normale, capaz de gerar 8 cv de potência máxima e alcançar uma velocidade de 80 km/h. Nada mal para os anos 20.

Em 1927, a fábrica tinha 300 operários que participaram da construção da GT Norge 500, que rodou no Círculo Polar Ártico. Não podemos esquecer dos modelos históricos: Airone 250 (1939), Guzzino 65 (1946) e Cardellino – que por mais de dez anos foi o modelo mais vendido na Europa, que junto com Galletto (1950) e Lodola 175 (1956), contribuíram para dar maior mobilidade aos italianos no período pós-guerra.

A trajetória da Moto Guzzi também é marcada pelo pioneirismo e muitas conquistas nas provas de motovelocidade. A marca foi a primeira na indústria italiana a usar um túnel de vento na desenvolvimento de seus produtos. Isso em 1950. O local ainda pode ser visitado pelos turistas amantes da velocidade sobre duas rodas.

No corpo técnico de competição três nomes devem ser sempre lembrados: Umberto Todero, Cantoni Enrico e Giulio Cesare Carcano, este último considerado o pai do motor de oito cilindros que, em 1954, alcançou incríveis 285 km/hora (em 1954). Nas pistas, entre 1935 e 1957, a Moto Guzzi conquistou 14 títulos mundiais de velocidade e 11 vitórias na Tourist Trophy, realizado até hoje na Ilha de Man, na Grã Bretanha.

Da California V7 até a Stelvio 1200 NTX
Nos anos 60, Dingo Stornello dá vida ao motor V-Twin, a 90º, de 700cc e equipado com transmissão final por eixo-cardã. Desta singular família de propulsores nasceram as lendárias V7 Especial, V7 Sport e Le Mans California. Esta arquitetura de motorização foi se adaptando e aumentando sua capacidade cúbica e potência com o decorrer das décadas. Nesta constante evolução chegamos aos modelos V7 Racer, Stelvio 1200 8V e Norge GT8V, que serão as grandes protagonistas da sexta edição da “Giornate Mondiali Guzzi”.

Hoje, a Moto Guzzi fabrica motos em quatro categorias: nakeds, custom, big trails e racing com motores que vão de 744 cm³ até 1200 cm³. Os últimos lançamentos da marca foram a Stelvio 1200 8V e a Stelvio 1200 NTX, ambas com sistema de freios ABS de série. Será que a marca irá começar a fabricar a California vestida de branco e a versão Scrambler da V7, modelos que foram apresentados como protótipos na última convenção de concessionários, evento realizado no início do ano, em Monte Carlos? Agora só nos resta esperar setembro chegar para ver as outras novidades da “La casa dell´Aquila” (A casa da águia)

(Fonte: Aldo Tizzani) - 31/07/2011
Rally dos Sertões: Inscrição de motos supera 2010

Na 19ª Edição do Rally dos Sertões, que acontece de 9 a 20 de agosto, o número de motos inscritas supera o de 2010. Serão 72 pilotos entre competidores nacionais e estrangeiros. Gente dos mais diversos lugares do Brasil, de Rondônia ao Rio Grande do Sul, e de países como França, Chile e Portugal.

De Goiânia a Fortaleza todos eles são iguais perante a lei do sertão, todos partem carregando sonhos, estratégias, perseverança e esperanças para quase 5.000 km de percurso. A armada francesa que volta ao Rally dos Sertões traz como principal nome o tricampeão do Rally Dakar, Cyril Despres.

Além dele, outros dois nomes se destacam: David Casteu, sempre presente na lista de favoritos a qualquer título mundial, mas que nunca faturou o Sertões. E, no seu rastro, seu xará David Frétigné, outro francês que sempre pode surpreender.

Já entre os brasileiros, um dos favoritos é mineiro Felipe Zanol, que traz no currículo vários títulos: Pentacampeão Brasileiro de Enduro, Campeão Brasileiro de Cross Country e Campeão Português de Enduro

(Fonte: Equipe MOTO.com.br) - 17/07/2011
Abraciclo: Vendas crescem 18% no 1º semestre

Segundo dados divulgados pela Abraciclo (associação dos fabricantes), foram negociados para o mercado interno 160.720 motocicletas em junho, o que representa uma elevação de 15% em comparação com o mesmo mês de 2010. No acumulado do ano, com 1.033.408 unidades comercializadas, as vendas ao atacado registraram alta de 18% em relação ao mesmo período do ano passado.

Apesar do avanço em relação a 2010, no comparativo com maio deste ano as vendas no atacado registraram retração de 17,7%.

“Oscilações dos números são normais, ainda mais no setor automotivo como um todo. Mesmo assim, vale salientar que houve avanços em relação ao ano passado, o que evidencia a percepção da recuperação”, afirma o presidente da Abraciclo, Roberto Akiyama.

Produção e exportação

A produção de motocicletas também apresentou resultados gerais satisfatórios. Em junho foram fabricadas 163.177 unidades, queda de 20% em comparação com maio, porém elevação de 14,5% em relação ao mesmo mês de 2010.

Com 1.078.684 unidades fabricadas de janeiro a junho de 2011, no acumulado do ano registra-se um aumento de 24,6% em comparação com os seis primeiros meses do ano passado, que teve 865.561 motocicletas produzidas no período.

“A paralisação da linha de produção de algumas montadoras, devido à necessidade de manutenção dos equipamentos e férias coletivas, teve reflexos nos números. No entanto, os fabricantes mantêm os seus planos estratégicos anuais, definidos ainda no final de 2010”, explica Akiyama.

As exportações mantiveram no primeiro semestre do ano um equilíbrio, quando comparadas com o mesmo período de 2010. Até o momento foram exportadas 32.506 unidades, ante 31.430 em 2010. Em comparação com o mês de maio, as vendas externas registraram recuo de 11%, com 5.989 unidades comercializadas. Com relação ao mesmo mês de 2010, o aumento foi de apenas 0,6%.

“A desvalorização do dólar frente ao real dificulta a exportação dos nossos produtos, uma vez que há uma falta de competitividade em custos, principalmente com o mercado asiático”, conclui Akiyama.

(Fonte: Equipe MOTO.com.br) - 17/07/2011
Superliga de MX: Jorge Balbi é o grande campeão

Jorge Balbi, Adam Chatfield e Thiago Formehl confirmaram o favoritismo e levaram, respectivamente, o título das categorias MX Pró, MX2 e Júnior da temporada 2011 da Superliga Brasil de Motocross. A quinta e decisiva etapa foi realizada no ultimo fim de semana (9 e 10/6) na pista do Centro de Lazer Off-Road (anexa à Honda), em Indaiatuba (SP).

O evento, organizado pela Romagnolli Promoções e Eventos, chega ao fim como um grande exemplo de competição com com padrão internacional de organização e estrutura impecável nas provas realizadas em cinco cidades (Poços de Caldas-MG, Paulínia-SP, Chapecó-SC, Penha-SC no Beto Carrero World e Indaiatuba-SP) que receberam o maio evento na modalidade de motocross no país, além da realização da transmissão ao vivo das corridas na internet, pelo portal MOTO.com.br, e pela televisão.

1ª bateria MX Pró: Dependendo de suas próprias forças para ganhar o trófeu da categoria, o líder Jorge Balbi começou a primeira etapa de forma arrasadora. O competidor fez o holeshot e abriu uma boa distância para os demais colocados.

Já Roberto Castro se atrapalhou na largada e ao final da primeira volta era apenas o décimo. Em corrida de recuperação, o costa-riquenho superou seus limites ao ultrapassar oito adversários e alcançar a vice-liderança. A posição era incômoda ao piloto, que precisava chegar à frente de Balbi para diminiur a diferença de pontos na classificação geral. O ímpeto de Castro não adiantou, já que Balbi caminhou livre para a vitória.

2ª bateria MX Pró: Na segunda prova foi a vez de Roberto Castro fazer uma ótima largada. O costa-riquenho brigou pelo primeiro lugar com Gabriel Gentil na volta inicial, conquistou a liderança e disparou na frente. Já Balbi, líder do campeonato, não teve um bom começo, mas mesmo assim ocupava o quinto lugar. Em uma volta, o mineiro ultrapassou três oponentes (Dudu Lima, Roosevelt Assunção e Luis Correa) e pulou para a segunda colocação, necessária para conquistar o título. Roberto Castro terminou o campeonato com a segunda colocação, seguido de João Paulino “Marronzinho”.

“Foi uma temporada difícil, cheia de lesões. Procurei não cometer o erro da etapa anterior, em Penha. Coloquei uma pressão em mim para ganhar este título e consegui”, explica Balbi, que ao final da bateria comemorou com a torcida realizando várias manobras.

Sem poder fazer nada, coube a Castro, que precisava tirar sete pontos do líder, correr para a vitória e torcer para um tropeço do adversário. O erro não aconteceu e Jorge Balbi, com 200 pontos, consagrou-se campeão da Superliga Brasil de Motocross 2011.

1ª bateria MX2: Sem tirar o mão do acelerador, o líder do campeonato, Adam Chatfield, fez o holeshot e caminhou para a liderança ainda na primeira curva. Sem ninguém pela frente, o inglês tinha pista livre para a vitória. Os concorrentes do piloto pelo título da categoria, Jean Ramos e Hector Assunção, tentavam permanecer vivos na disputa.

Jean perdeu um pouco de tempo ao tentar ultrapassar Hugo Amaral e Humberto Martin. Conseguiu, mas já era tarde para alcançar Adam. Já Hector teve dificuldades na largada e demorou para encostar no pelotão de frente. Mesmo assim, não se intimidou com o fato de estar em posições intermediárias e partiu para cima dos oponentes. Ao final da bateria, terminou em terceiro e viu a diferença para Adam Chatfield crescer para doze pontos. Jean Ramos foi o segundo na corrida. "Com a vitória na primeira bateria, entre mais mais tranquilo na segunda. Sabia que poderia ficar entre os cinco primeiros. Estou muito feliz ser campeão", destaca o vitorioso Adam Chatfield.

2ª bateria MX2: Quando o gate caiu para os 25 pilotos que disputaram a bateria, Jean Ramos logo pulou para a primeira posição e Rafael Faria era o segundo. Enquanto Hector encostava no líder da prova, Adam Chatfield não teve um bom início e ocupava o segundo pelotão. “Voando” na pista, Hector ultrapassou Jean na terceira volta.

Rafael Faria, em quarto, e Adam, em quinto, proporcionaram um grande duelo durante algumas voltas. Melhor para o inglês, que ultrapassou o brasileiro e ficou a um passo do título. Hector chegou a primeira colocação, mas para vencer o campeonato, precisava que Adam terminasse a corrida em oitavo. Porém o inglês já era terceiro. Hector recebeu a bandeira quadriculada em primeiro, mas Adam, na terceira posição da prova, conquistou o inédito título, com 194 pontos.

Bateria Júnior: Com a vantagem de chegar entre os noves primeiros para garantir o título, o líder da categoria, Thiago Formehl, fez uma boa largada, no entanto não conseguiu manter a ponta. Logo nas primeiras voltas, o mato-grossense cedeu o primeiro lugar para o adversário na briga pelo troféu, Gustavo Henn, após uma querda. O catarinense chegou a andar na frente, porém Pedro Bueno, em ritmo forte, o ultrapassou e assumiu a liderança.

Apesar de duas quedas, Formehl cruzou a linha de chegada na quinta colocação e conquistou o título da classe, com 88 pontos. A prova foi vencida por Pedro Bueno. "Foi muita adrenalina durante toda a prova. Comecei bem, mas cai duas vezes. Felizmente garanti o campeonato", comemora Formehl.

Confira o vídeo da Equipe Honda Mobil na etapa final de Indaiatuba (SP).



Classificação final (MX Pró)

1) JORGE BALBI, 200 pontos

2) ROBERTO CASTRO, 196

3) JOÃO MARRONZINHO, 137

4) EDUARDO LIMA, 135

5) JOÃO FELTZ, 115


Classificação final (MX2)

1) ADAM CHATFIELD, 194 pontos

2) HECTOR ASSUNÇÃO, 187

3) JEAN RAMOS, 180

4) RAFAEL FARIA, 149

5) HUMBERTO MARTIN, 148

Classificação final (Júnior)

1) THIAGO FORMEHL 88, pontos

2) GUSTAVO HENN, 79

3) KAIO MIRANDA, 75

4) GUSTAVO SOUZA, 59

5) FÁBIO SANTOS, 54

(Fonte: Equipe MOTO.com.br) - 11/07/2011
Ibira Moto Point volta ao ginásio do Ibirapuera

A Federação dos Moto Clubes do Estado de São Paulo, realizadora do Ibira Moto Point, encontro de motociclistas que ocorre às terças-feiras no estacionamento do Ginásio do Ibirapuera, anuncia o retorno das atividades na próxima terça-feira, dia 12 de julho.

O Ibira Moto Point volta com força total e trazendo várias atrações e novidades para os motociclistas. Um evento imperdível para quem curte o estilo de vida moto e também quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mercado das duas rodas.

A organização do Ibira Moto Point convida as bandas de Classic Rock que tenham interesse se apresentar nos eventos para que enviem seu material (release, repertório, site, youtube ou myspace) para o email: bandas@ibiramotopoint.com.br.

Serviço

Ibira Moto Point

www.ibiramotopoint.com.br

Data: 12/07

Horário: A partir das 18h30

Local: Ginásio do Ibirapuera

Rua Manoel da Nóbrega, 1.361

São Paulo - SP

(Fonte: Equipe MOTO.com.br) - 11/07/2011
Listando: 995 de 1399

Anuncie

Sobre o Portal da General Osório

O Portal da General Osório foi lançado em 01 de janeiro de 2002, tendo como objetivo principal a divulgação de empresas e produtos comercializados na região da rua General Osório (boca das motos) no centro da cidade de São Paulo, focando-se principalmente em produtos voltados para a área de Motociclismo.