Ontem, dia 08/12, um novo formato de competição de motocicletas foi lançado no Brasil. A Perfectmotors e a Metrakit (fabricante e fornecedora de equipamentos de alta performance) estão implantando no Brasil uma categoria para a formação de novos pilotos, o Trofeo Metrakit Brasil PréGP 125cc, para meninos e meninas de 12 a 16 anos.
A Metrakit está há 30 anos no mercado de motocicletas de competição para jovens, e já formou diversos campeões no campeonato Mundial de Motovelocidade, como Marc Marquez, campeão Mundial da categoria 125cc em 2010, Jorge Lorenzo, campeão Mundial da MotoGP em 2010, entre outros. Anualmente são realizados mais de vinte e cinco campeonatos com motocicletas Metrakit em quinze países ao redor do mundo, como a Cuna de Campeones Bancaja e a Copa Mediterrânea.
“A Metrakit representa muitos pilotos campeões. Um grande número de pilotos da MotoGP se formaram na categoria PréGP 125cc da Metrakit, a mesma que estamos trazendo para o Brasil”, disse Gabriele Scalzi, diretor da Metrakit Itália. “Hoje é muito difícil pensar em competir na MotoGP sem passar por alguma categoria base como essa”.
O principal objetivo da implantação dessa categoria no Brasil é a formação de jovens talentos. Além disso, o campeonato irá contribuir para o desenvolvimento do motociclismo como esporte. O Trofeo Metrakit Brasil quer se consolidar como uma categoria escola e oferecer estrutura com padrão internacional. “Queremos que os pilotos vivam no mesmo ambiente que encontrarão nos campeonatos lá fora, e para isso ofereceremos um diferencial esportivo”, disse o Diretor Geral, Carlos Ludman.
Diferencial esportivo
Segundo os organizadores, o diferencial esportivo é fundamental para desenvolver e privilegiar o talento individual. Ou seja, os pilotos terão uma condição de igualdade. Todas as motos serão preparadas por uma equipe, e essa equipe será montada por uma divisão da empresa que será treinada pela Metrakit na Europa. Sendo assim, todos os pilotos terão as mesmas chances e aqueles com mais técnica e habilidade serão consagrados.
“Não queremos que, pelo menos no ano de lançamento da competição, o piloto na equipe mais rica leve vantagem. Queremos buscar realmente aquele menino que tenha mais ´braço´ e para isso chegamos à conclusão de que o campeonato deve ser monomarca”, explicou Ludman.
Para garantir essa igualdade, a organização decidiu sortear as motocicletas antes das etapas. Por exemplo, na primeira etapa certo piloto ficou com a moto de chassi número quatro. Na próxima ele correrá com a moto de chassi número 7. Por que isso? Segundo Ludman isso ajuda no aprendizado dos pilotos. Eles terão a cada etapa um desafio de Set-Up e configuração da motocicleta. Um dinamômetro será usado para a verificação da igualdade das motos.
Aprendizado Técnico
Os pilotos farão um curso de pilotagem pré temporada com o piloto de Motovelocidade, Bruno Corano, na MotoSchool. Garotos e garotas poderão aprender técnicas de pilotagem antes mesmo de começarem a correr, o que permite que novos talentos sejam descobertos.
Os pilotos terão contato direto com mecânico para garantir um aprendizado técnico mais aprofundando. “Não adianta só guiar. Queremos que os meninos tenham contato direto com os mecânicos para aprenderem sobre o Set-Up das suspensões, diferença de calibragem de pneus, cronometragem, placas de informação e etc. E principalmente, aprender a passar as informações para o mecânico”, salientou Ludman.
Regulamento
O Trofeo Metrakit Brasil PréGP 125cc é para meninos e meninas de 12 a 16 anos. Todas as etapas serão efetuadas em Interlagos, junto com o Pirelli Superbike. Isso deve-se ao fato de ser mais baratos para os pilotos se locomoverem para São Paulo, que a organização levar o campeonato para outros locais.
A programação do campeonato seguirá o formato da maioria das competições. Na sexta feira serão realizados treinos livres. No sábado, treinos livres e classificatórios e no domingo, warm-up e corrida.
Como funcionará equipe e piloto? Com orientação da Metrakit, será disponibilizado um mecânico para cada quatro pilotos e um tutor (Coach) para cada piloto. Fora isso, terão mais quatro pilotos especializados. Um para suspensão, outro para motor, outro para freio e um de telemetria para auxiliar o mecânico e os pilotos.
Os pilotos poderão fazer regulagens limitadas e tem somente 20 vagas. O prêmio para o vencedor será todas as despesas pagas pela Red Bull Brasil para participar da seletiva 2012 para o Red Bull Roockies Cup. Além disso, a Metrakit irá propiciar duas viagens com todas as despesas pagas para participar de provas na Europa. A primeira, no dia 15 de maio, será em Mugello para o menino que estiver em primeiro lugar no campeonato. A segunda será ou em Silverstone, ou em Misano, para o menino que estiver em primeiro colocado no segundo semestre de 2011.
A motocicleta
A motocicleta PréGP 125cc da Metrakit que será utilizada no campeonato é especialmente projetada para competições. Seu chassi, em treliça tubular de alumínio, pesa apenas 84 kg e carrega um motor Husqvarna 2 tempos de 124,8cc que atinge 32 cavalos de potência e tem RPM máximo de 12.500.
A suspensão dianteira em alumínio é invertida com regulagens. O trabalho de frenagem é feito por discos Brembo de 300mm na dianteira e 168mm na traseira. Os pneus são Slick, de 95/70 aros 17 na dianteira e 115/70 aros 17 na traseira.
“O objetivo de trazer esse tipo de competição para o Brasil nasceu depois que vi Erick Granado sagrar-se campeão no Bancaja. Faltava um campeonato como esse no Brasil, para que o motociclismo comece a fazer parte da cultura brasileira. Para formar novos pilotos e com certeza conseguir colocar a bandeira de nosso país na categoria Rainha do motociclismo Mundial, na MotoGP. Esse é nosso objetivo”, finalizou Ludman.
O calendário com as datas das etapas ainda não foi definido. O site oficial da competição estará no ar daqui três ou quatro dias. Para mais informações sobre inscrição, entrar em contato com Fábio Lima, Gerente Comercial do Trofeo Metrakit Brasil, pelo e-mail fabio.lima@perfectmotors.com.br
Custos para competir:
Motocicleta – R$ 30.000,00
Custo –R$ 4.000,00 por etapa
Inscrição – R$ 500,00 por etapa
Despesas de Acidente
Pneus
A equipe organizadora do Trofeo Metrakit Brasil PréGP 125cc:
Carlos Ludman – Diretor Geral
Dagoberto Filho – Gerente de equipe
Fabio Lima – Gerente Comercial
Sebastian Rochón – Gerente Técnico
Gian Calabrese – Instrutor
Parceiros:
Bruno Corano – Piloto e instrutor da MotoSchool
Gabriele Scalzi – Diretor da Metrakit Itália
Ricardo Levy – Gerente da Área de Esportes da Red Bull
Em comunicado oficial à imprensa, a KTM anunciou que vai estabelecer uma subsidiária própria no Brasil a partir do próximo ano. Atualmente, a empresa austríaca contava com um distribuidor exclusivo no País, a Áustria Importadora Ltda. “A KTM vai entrar no mercado brasileiro com sua própria subsidiária em 2011. É a atitude certa, no momento certo, já que enxergamos grande potencial no mercado brasileiro para nós”, afirmou o diretor de vendas internacionais, Hubert Trunkenpolz.
Além de se estabelecer no Brasil, a marca acrescenta ainda que, em breve, deve concluir um acordo para montar modelos importantes para o crescimento da marca no País, como a recém-lançada Duke 125. A promessa é de que deverá ser fabricada também uma versão de 200cc no segundo semestre de 2011.
Procurada pela reportagem para dar mais detalhes sobre a futura operação no Brasil, a KTM não respondeu aos e-mails até o fechamento desta edição. Porém tudo indica que a empresa deverá nomear distribuidores. A atual importadora continuará a revender as motocicletas Husaberg, marca especializada em off-road pertencente à KTM.
A Kawasaki do Brasil já tem um novo modelo em seu line-up a Ninja 650R. A motocicleta, aguardada por muitos brasileiros, usa o mesmo conjunto da naked ER-6n - motor bicilíndrico de 649 cm³, freio duplo na dianteira, escapamento sob o motor e suspensão traseira montada lateralmente. O modelo chama a atenção pela carenagem integral, proteção aerodinâmica, painel exclusivo e conjunto óptico moderno com faróis duplos. Será oferecido como opcional o pacote de freios antibloqueio (ABS). O novo modelo tem preço sugerido de R$ 27.770 para o moderno sem ABS e R$ 29.990 quando equipada com ABS.
A Grande Final do TNT SBK, que acontece neste fim de semana (27 e 28 de novembro) em Interlagos, SP, será transmitida pela ESPN Brasil com short delay. A emissora de canal por assinatura exibe a prova que define o grande campeão da temporada no próprio domingo, às 18h.
Assim como nas etapas anteriores, a transmissão será de Luiz Carlos Largo e os comentários de Gian Calabrese, com a captação de imagens da Master Vídeo. A prova, que acontece junto com a final do Itaipava GT e com a etapa brasileira do Mundial de GT1, promete ser uma das mais emocionantes dos últimos tempos.
Alecandre “Doca” De Grandi (Equipe Bardahl/De Grandi) e Murilo Colatreli (Diafrag Racing) brigam pelo título, mas muitos pilotos prometem chegar forte na briga pela vitória. Além deles, Bruno Corano (Suzuki/Maxima), Maycon Zandavalli (Spiga Racing) e José Luiz “Cachorrão” Teixeira (Cachorrão Racing Team) também estão na briga pela vitória.
“Esta prova tem tudo para ser um marco no motociclismo brasileiro, que cresceu muito em 2010. Temos que tirar o chapéu para os organizadores do SBK Series que fizeram este evento acontecer e estão fechando o ano com uma competição deste nível”, declarou Paulo Gabriel, o Paulinho, piloto mais experiente do grid e que aponta o TNT SBK como a maior competição já realizada no Brasil.
Para 2011, as conversas estão bastante adiantadas e a emissora deve continuar transmitindo a competição, que deverá ter 14 etapas. “Na última reunião deixamos tudo bem adiantado e devemos anunciar oficialmente não só essa como outras novidades em breve”, afirmou Flávio Bergmann, diretor da Y. Sports, empresa responsável pela captação da transmissão.
Ao longo da semana, a emissora irá exibir novamente a competição em horários alternativos, que serão divulgados em breve. Quem não conseguir esperar até às 18h para acompanhar a prova, pode assistir a corrida através do site www.superbike.com.br, que transmite a prova ao vivo, a partir das 10h.
O SBK Series tem organização da Brandworks, realização da Motoschool, patrocínio de Pirelli, Kawasaki, Alemão Pneus, Alpinestars, L´acqua di Fiori, Brembo, Maxima Racing Oils e Shark, e apoio da Prefeitura da Cidade de São Paulo, São Paulo Turismo e ESPN Brasil.
A empresa Romagnolli Promoções e Eventos anunciou nesta quinta-feira (25) acordo inédito para realizar em 2011 etapas da Superliga Brasil de Motocross e do Arena Cross no Beto Carrero World, na cidade de Penha, próxima ao Balneário Camboriú, em Santa Catarina.
O parque ganha atrações extras e as duas provas vão ter ainda mais visibilidade, com a presença de pilotos renomados de mais de 12 estados e do exterior. O lançamento das duas etapas também marca nova fase do parque, que deve abrigar outras competições no próximo ano. Os detalhes da parceria serão revelados em evento marcado para a primeira quinzena de dezembro, em São Paulo.
O acordo, firmado diretamente entre os empresários Carlinhos Romagnolli e Alexandre Von Janke Murad, filho de Beto Carrero, levará para Penha as competições mais importantes do país. Em 2010, a Superliga passou pelos estados de São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Já o Arena Cross, a prova de moto mais tradicional do Brasil, com 12 anos de existência, teve seis etapas em importantes cidades do interior de São Paulo, como Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Indaiatuba, entre outras, e também em Santa Catarina.
“O Beto Carrero já é um centro de atração, lazer e entretenimento. As duas etapas levam para o parque algo a mais, um público que é cada vez mais qualificado e apaixonado pelo esporte. Estamos muito felizes com o acordo, que será bom para o parque, para as competições, para os pilotos e também para o público”, disse Carlinhos Romagnolli, organizador das duas provas.
O empresário, que também é um dos organizadores do Racing Festival e do Desafio Internacional das Estrelas, eventos realizados em sociedade com a família do piloto de F1 Felipe Massa, lembrou que as competições têm tradição em estimular ações sociais, investimentos em turismo, infraestrutura e serviços na cidade. “As etapas da Superliga e do Arena Cross são sempre grandes eventos, que contam com o envolvimento com governos, entidades e empresas por onde as competições passam. Vai ser ainda melhor com o Beto Carrero World”.