Desde o início deste semestre, a Honda anuncia a chegada de um propulsor de 700 cc e dois cilindros em linha, que equiparia uma nova motocicleta. Aos poucos o mistério foi sendo
desvendado e o inovador motor foi instalado no Integra, um scooter com muitas características de uma motocicleta.
E é desta forma que a fabricante japonesa está divulgando seu novo produto: “facilidade de condução de um scooter, com o desempenho de uma moto”. O Integra lhe oferece
compartimentos para carregar objetos (são 15 litros sob o banco) ao mesmo tempo em que disponibiliza ao piloto a segunda geração do inovador sistema de duas embreagens controladas
eletronicamente, que permite ao condutor optar pela tocada manual ou automática.
Essa novidade faz com que o Integra não use o famoso sistema CVT que equipa a maioria dos scooters pelo mundo, dando uma opção mais moderna ao seu comprador. Novo motor,
tecnologia de ponta na transmissão, chassis e design condizentes com todo o projeto. Vamos desvendar os segredos do Integra!
Motor inédito
Depois de desenvolver o motor de dois cilindros em linha, SOHC, com 670 cm³ de capacidade e refrigeração líquida, a Honda decidiu instalá-lo no Integra. A grande preocupação da
montadora na construção deste motor foi entregar torque desde as baixas rotações, pois pesquisas apontaram que essa era a característica que o consumidor buscava. Sendo assim, o
Integra despeja uma potência máxima de 51 cavalos a 6.250 rpm e tem 6.32 kgfm de torque máximo a 4.750 rpm.
Para controlar as vibrações e manter as características de um scooter — aceleração linear e silenciosa — um balanceador também foi instalado. A marca ainda garante que o Integra
apresenta uma queima mais eficaz da mistura ar e combustível e, consequentemente, baixo consumo de combustível. A promessa é de que o consumo gire em torno de 27,9 km/l.
Segunda geração do DCT
A segunda geração do inovador sistema de dupla embreagem (Dual Cluch Transmission), mais compacta e leve, está presente no Integra. Depois de aparecer na inovadora VFR 1200F, ainda
em sua primeira versão, o sistema volta aperfeiçoado no Integra.
Com as duas embreagens trabalhando em conjunto, uma para as marchas 1, 3, 5 e outra para as marchas 2, 4 e 6, o Integra proporciona ao piloto duas tocadas completamente diferentes.
O condutor pode optar pelo AT e MT, sendo automático e manual, respectivamente.
Escolhendo o AT, o piloto pode relaxar e rodar no melhor estilo scooter: basta acelerar. Dentro da opção AT pode-se também selecionar o modo D, normal, e o S, que otimiza a troca de
marcha. Ao passar para o MT, o piloto fica encarregado de trocar as marchas no punho esquerdo. Um botão sobe a marcha e o outro desce.
Chassi e ciclística
Toda essa inovação mecânica foi montada sobre um quadro tubular em aço do tipo diamante. Rígido e resistente, esta solução garante um baixo centro de gravidade e uma melhor
distribuição de massa.
As soluções para o conjunto de suspensões não são tecnologias de ponta, mas devem funcionar bem na proposta do Integra. O garfo telescópico dianteiro tem 120 mm de curso e 41 mm
de diâmetro, números audaciosos para um scooter, mesmo que seja de grande porte. Já o sistema de suspensão traseira usa o que a Honda classificou como Multi-Action System (HMAS).
Trata-se de um amortecedor monochoque, que funciona associado à balança traseira.
O Integra vem com freio ABS combinado de série com uma pinça de três pistões e disco único de 320 mm na frente e 240 mm na traseira, proporcionando uma frenagem segura para os 238
kg do maxi-scooter.
Para sustentar todo o imponente porte do Integra a Honda optou por equipar o scooter com rodas de 17 polegadas com pneus radias nas medidas 120/70, na dianteira, e 160/60, na
traseira.
Design
Além do novo motor, o design e o estilo também são trunfos do Integra. Com base no conceito “New Mid” apresentado pela Honda em 2010, durante o EICMA, em Milão, nasceu o novo
scooter. É até difícil cravar que o Integra é um scooter, mas a própria marca diz que ele tem posição de pilotagem de um scooter e linhas agressivas inspiradas em uma motocicleta.
O Integra ainda oferece um espaço à frente do piloto para guardar carteira, óculos, etc. E uma tomada para carregar seu celular, ou colocar um GPS, por exemplo. Seu tanque de combustível
tem capacidade para 14,1 litros, o que nas contas da Honda propiciaria uma autonomia de 400 quilômetros.
Para finalizar, o conjunto óptico é agressivo e seu painel dispõe de velocímetro digital, tacômetro digital, relógio, medidor de combustível e dois hodômetros parciais. Vendido nas cores
preta, vermelha, branca e azul, o Integra deve ser vendido por menos de 10.000 euros na Europa, onde será lançado primeiramente.
Fotos: Divulgação
A Ducati vai antecipar a primeira apresentação pública da nova Streetfighter 848 no Brasil durante o Salão Duas Rodas, evento que acontece entre os dias 4 e 9 de outubro, no Pavilhão do
Anhembi, em São Paulo (SP). A fabricante italiana mostrou à imprensa internacional as primeiras imagens recentemente, anunciando a estreia da moto para o público no Eicma, mostra
internacional de Milão.
A apresentação antecipada no salão brasileiro é uma deferência da Ducati ao mercado nacional e o resultado de uma longa negociação. Sua estreia em São Paulo antes mesmo de sua
apresentação na Europa é uma ação inédita da marca, para o público brasileiro.
A nova Streetfighter 848 chegará às concessionárias europeias e americanas a partir de novembro, mas ainda não tem data prevista para o início da comercialização no Brasil, o que deverá
acontecer ainda no primeiro semestre de 2012.
O primeiro lançamento de uma Streetfighter foi em novembro de 2008, também na mostra de Milão, mas na versão 1098. Uma moto com a alma das pistas de corrida e projetada para ser
uma guerreira nas ruas, ela tem agora uma nova versão do motor Testastreta 11º, com nova cilindrada, entregue de forma mais suave e flexível.
Sua nova ergonomia e também o eficiente Controle de Tração Ducati (DTC) proporcionam mais conforto na pilotagem, sem perder a agressividade característica do modelo.
Uma Ducati Streetfighter tem tudo o que há de mais avançado numa superbike, com um chassi agressivo, imensa potência, torque cavalar, eletrônica inteligente, freios Brembo Monobloco
radiais, trazendo para as ruas e estradas o desempenho das motos de corrida.
Ao lado das Monster, as Streetfighter são os modelos mais vendidos da Ducati, junto às várias versões das demais famílias, a Hypermotard, a Superbike, Multistrada e Diavel, que estarão
no estande da Ducati na feira.
A marca brasileira Kasinski divulgou a Comet GT 650 como estrela do estande da marca no 11º Salão Duas Rodas, que acontece entre os dias 4 e 9 de outubro no Pavilhão de Exposições do
Anhembi (SP).
Versão naked da Comet GT 650 R, a moto é equipada com motor DOHC de dois cilindros em V, que rende quase 90 cv a 9250 rpm.
O novo modelo conta também com injeção eletrônica de combustível e chega para acirrar ainda mais o mercado nacional de motos de média cilindrada. Sua principal arma é o preço
sugerido: R$ 19.990.
Já está sendo comercializada a linha 2012 da XRE 300, modelo Trail da Honda. A novidade fica por conta das novas cores: azul metálica, verde metálica e vermelha metálica. A XRE 300 tem
preço público sugerido de R$ 12.890,00 (versão Standard), e R$ 15.390,00 (versão C-ABS, primeiro sistema desenvolvido pela Honda exclusivamente para a categoria on-off road).
Os valores têm como base o Estado de São Paulo, sem despesas com frete e seguro. Equipada com motor de 291,6 cm³, DOHC (duplo comando no cabeçote), monocilíndrico, quatro
tempos, arrefecido a ar, injeção eletrônica PGM-FI, a XRE 300 desenvolve potência máxima de 26,1 cv a 7.500 rpm e torque de 2,81 kgf.m a 6.000 rpm.
Com o Natal chegando, começa a habitual correria para comprar presentes. Parentes, amigos, namorados, colegas de trabalho... É tanta gente importante para lembrar, que encontrar algo
que seja perfeito acaba se tornando uma verdadeira epopeia. Pensando nisso, nós reunimos uma lista de presentes para facilitar a suas compras de última hora. Desde que algum dos
presenteados seja motociclista ou mesmo goste bastante de motos.
Blu-Ray Easy Rider (Sem Destino): Edição de 40º aniversário: “Sem Destino”, como ficou conhecido no Brasil, trata-se de um dos filmes mais famosos da história do cinema. Esta edição
especial que comemora os 40 anos do seu lançamento é peça obrigatória na coleção de qualquer entusiasta das duas rodas. Além do filme remasterizado em alta definição, o disco traz
extras, como comentários do ator Dennis Hopper, o documentário Easy Rider: Shaking the Cage, que conta os detalhes da produção do início ao fim e a trilha sonora que inclui a marcante
“Born to Be Wild” da banda Steppenwolf. O Blu-Ray também conta com áudio e legendas em português. Pode ser encontrado no site americano Amazon.com por US$ 54,95 que aceita
cartões de crédito internacionais e entrega no mundo todo via correio.
Jogo MotoGP 2010/2011 para Playstation 3 ou X-Box 360: Essa dica é para os pilotos de final de semana. A última versão do simulador de corrida traz os pilotos, motos e equipes da última
temporada do mundial. O jogo conta com o tradicional modo “arcade” onde o jogador pode testar suas habilidades na pista na pele de Valentino Rossi e companhia. Mas o que realmente
conta é o “modo carreira”, onde o jogador tem a oportunidade de acompanhar um campeonato do início ao fim nas 125 e 250cc e, claro, MotoGP. Além disso, o jogo ainda permite disputas
com até 20 jogadores online. Na Fnac (www.fnac.com) por R$ 161,90.
Livro MV Agusta F4: The World´s Most Beautiful Bike: Escrito por Otto Grizzi, o livro dedicado à MV Agusta F4 traz mais de 400 fotos contando a história de todas as gerações da moto
italiana. Em 240 páginas, o livro reúne depoimentos de mecânicos, designers e pilotos como Carlo Ubbiali, Mike Hailwood e Giacomo Agostini que fizeram história na marca de Varese e
estiveram envolvidos com a F4 desde sua concepção, em 1997. A publicação está disponível em inglês e italiano por 39 Euros no site da Giorgio Nada Editore (www.giorgionadaeditore.it).
Miniatura Ducati Multistrada 1200S (2011): Feita em metal, a miniatura da Maisto tem escala 1/12 – doze vezes menor do que o modelo original – e pode ser uma ótima opção para decorar
a mesa ou uma estante de escritório, por exemplo. A moto pode ser encontrada na Arte em Miniaturas (www.arteemminiaturas.com.br) por R$ 60,00.
Macacão Dainese Laguna Seca Div: No caso do presente ser para alguém com uma boa experiência em duas rodas, principalmente com motos esportivas, a Dainese traz uma ótima opção. O
macacão Laguna Seca Div é feito em couro especial, tem partes em titânio, protetores compostos nos cotovelos, joelhos e canelas, além de ser uma boa fuga do preto convencional dos
trajes de pilotagem. Está disponível nas lojas da Dainese – que podem ser encontradas no site www.dainesedobrasil.com.br. O preço é sob consulta.
Capacete Arai RX-7 GP Monster: Como estamos falando de uma lista de presentes para um motociclista ou entusiasta de motos, não poderíamos deixar de mostrar um capacete. Item que
aqui está bem representado pelo Arai RX-7 GP – Monster 2. Feito no Japão de forma artesanal, o capacete é fabricado em um material exclusivo da marca chamado SNC “Structural Net
Composite”, que oferece leveza, resistência e suavidade para a musculatura do pescoço. O capacete da Arai conta ainda com entradas de ar e proteções internas com sistema de retirada de
emergência para evitar fraturas na hora de retirar o equipamento na ocorrência de um acidente. Fora isso, ele ainda trax a pintura do energético Monster, patrocinador da MotoGP e do
mundial de algumas competições de Superbike. Pode ser encontrado na Casa do Capacete (www.casadocapacete.com.br) pelo preço de R$ 3.389.
Além das opções que listamos, luvas, jaquetas e talvez até um acessório para a moto como um bauleto ou uma nova manopla podem ser uma boa pedida. O que importa é escolher com
calma e buscar sempre um presente que se encaixe no gosto de quem irá receber e no bolso de quem está comprando.
Fotos: Divulgação











